Férias “In”dependentes,em Valadares, para sócios da APN


 A APN- Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares está realizar a 4ªEdição do projecto Vida “IN” dependente. Esta actividade tem como objectivo oferecer uma experiência de vida independente para doentes neuromusculares, com elevado grau de dependência férias sem a retaguarda familiar habitual, ficando os doentes aos cuidados da APN e de um grupo de voluntários.

A primeira edição o projecto decorreu em 2008 em Santa Maria da Feira. Foi uma experiência piloto feita durante um fim de semana alargado e dar simultaneamente dar uma “folga” aos cuidadores. Em 2009 o Vida “IN” decorreu em Viana do Castelo, tendo sido alargado a mais doentes e mais dias.  Em 2010 , confirmado o êxito deste projecto, o mesmo foi alargado  a mais semanas com diferentes grupos de doentes, desta vez na casa de praia da “Sãozinha e do Manel” em Valadares, Vila Nova de Gaia.

Neste Verão, o Vida “In” está de  volta e realiza-se nas mesmas instalações do ano passado, com 5 grupos  e 5 datas diferentes. Os primeiros três períodos já decorreram nos meses de Junho e Julho sendo as próximas datas 6 a 12 de Agosto e 27 de Agosto a 2 de Setembro. Durante estas semanas os doentes serão apoiados  por técnicos e voluntários da APN e todas as actividades/tarefas planeadas da vida diária, estimulando os utentes a pensarem por si próprios, melhorando assim a sua autonomia, independência e auto-estima, mostrando que são capazes de ter uma vida activa, desde que tenham o apoios que necessitam.

As experiências oferecidas são, entre outras, ida ao Cinema , passeio junto à praia, viagens de comboio e metro e visitas ao Porto, testando assim as acessibilidades dos locais visitados.

Os doentes associados da APN, poderão se quiserem, trazer a família para passar uns dias em Valadares na casa da “Sãozinha e do Manel”, disfrutando, assim, de uma casa com acessibilidades  e com ajudas técnicas que facilitam a sua estadia.

Contactos

Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares
Sede:
Rua das Cruzes, 580
4100-191 Porto
Tel.: 22 610 62 02

Centro de Atendimento:
Rua do Hospital, n.º 109- 1.º
4535-466 S. Paio de Oleiros
Tel.: 22 616 05 68
Telem.: 966 264 766

Fontes:

Programa consultório- Porto canal de 22/7/2010

Maria da Assunção Bessa, Presidente da APN

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s