Obras de arte acessíveis a cegos

English Version


A Casa- Museu Anastácio Gonçalves  disponibiliza algumas obras e arte do seu acervo para serem tocadas e apreendidas por pessoas com deficiência visual.

Localizada na  Avenida 5 de outubro, em Lisboa, a Casa- Museu Anastácio Gonçalves, foi desenhada arquiteto Norte Júnior, datado de 1904-05. Este edificio foi mandado construir pelo pintor português José Malhôa, que dela quis fazer casa de habitação e atelier . Em 1905 o projeto ganhou o  Prémio Valmor.

Por toda a casa estão presentes o estilo neorromântico, a “casa à portuguesa” e a Arte Nova, estilo do qual é dos últimos exemplares na cidade na capital portuguesa.

Em 1932, o oftalmologista Anastácio Gonçalves compra casa a José Malhôa.  É aqui que o médico português vive  e organiza as suas coleções de obras de arte até ao ano da sua morte em 1969. Em testamento doa o edifício e o seu recheio para “recreio e cultura do povo português”

Depois de algumas obras de reabilitação a Casa-Museu Anastácio Gonçalves, também conhecida como Casa-Malhôa  reabre ao público em 1980.

As obras de arte


A longo dos anos o Dr. Anastácio Gonçalves  colecionou obras de arte variadas e com vários estilos.

No campo da pintura estão patentes ao público quadro, de pintores portugueses, a óleo, aguarelas e desenhos entre os séculos XIX e XX.

As porcelanas também mereceram a consideração do colecionador. Fazem parte do acervo porcelanas chinesas (século XII ao século XIX) da altura do das trocas comerciais de Portugal com a China.

O público pode também apreciar a coleção de mobiliário de peças datáveis dos séculos XVII  e XIX. Na coleção de mobiliário há a destacar peças em taba dourada e madeiras nobres como o “pau-santo”.

O Colecionador


Anastácio Gonçalves desde sempre se preocupou com o próximo. Não é por acaso que em 1914 inicia uma especialização em oftalmologia. Esta decisão teve a ver com uma cegueira que uma irmã sua contraiu com 4 anos de idade.   


Obras de arte acessíveis a invisuais

A direção da Casa-Museu decidiu tornar acessíveis a pessoas cegas quadros, pinturas têxteis peças de mobiliário e porcelanas, para que este público especifico consiga apreender melhor esta coleção.



Localização

Avenida 5 de Outubro 6, 1050 Lisboa

 Localização GPS

38º43’57.2 N  9º08’47.42″W


Contactos: (+351)  213 540 823

Fontes

Programa “Portugal em Direto” de 18/10/2012

Casa Museu Anastácio Gonçalves

Textos Relacionados/ Related Texts


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s