Associação Salvador lança aplicação Portugal Acessível Mobile.

English Version

Associação Salvador, com o patrocínio da  Fundação PT e da Microsoft, lançaram no passado mês de Março uma aplicação para smartphone com o nome “Portugal Acessível Mobile” que permite o acesso a informação sobre locais acessíveis em Portugal.
Esta aplicação é uma extensão do sítio http://www.portugalacessivel.com. Permite ao utilizador, seja ele português ou estrangeiro saber quais os lugares acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida que estejam a passar férias em Portugal. Pode ser utilizada em qualquer smartphone, com sistema IOS, Android e Windows Mobile. O “Portugal Acessível Mobile” fornece informações sobre 3500 locais, entre restaurantes, alojamento, práias, cultura e lazer, transportes e outros. Está também a ser equacionada  a possibilidade de serem disponibilizados itinerários turísticos acessíveis, tal como acontece no site www.portugalacessivel.com .
A fiabilidade da informação disponibilizada no “Portugal Acessível Mobile” é garantida por um elemento da Associação Salvador que visita pessoalmente todos os locais mencionados na aplicação.
Esta aplicação é de download gratuito e pode ser descarregada no site da Associação Salvador e nas plataformas que download de aplicações.
Reacções
Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador
“A nova aplicação Portugal Acessível Mobile não é um mero guia de locais acessíveis para as pessoas com deficiência motora; é, também, uma forma de explicar que, para uma sociedade ser democrática, é fundamental que, todos, sem exceção, tenham o direito a aceder aos mesmos locais em condições de igualdade. O Portugal Acessível Mobile é mais uma maneira de ajudar na inclusão das pessoas com deficiência motora e de caminhar no sentido de uma sociedade mais equitativa. Além disso, também queremos fomentar o turismo acessível, possibilitando que os turistas estrangeiros com mobilidade reduzida tenham acesso a informação útil que possa facilitar a sua estadia”
José Carlos Baldino, Administrador Delegado da Fundação Portugal Telecom
“este é um bom exemplo de como a tecnologia pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e integração das pessoas com deficiência, garantindo a acessibilidade universal de todos à Sociedade de Informação.”
 Patrícia Fernandes, Diretora de Relações Públicas, Cidadania e Imagem Corporativa da Microsoft Portugal
 “É com particular satisfação que vemos o Portugal Acessível chegar à plataforma Windows Phone. A disponibilização permanente e em mobilidade da informação sobre a acessibilidade dos espaços será seguramente uma grande mais-valia para todos quanto dependem destes dados para fazer as suas escolhas”, sublinhando ainda que “Ver um bom projeto web transformado numa aplicação móvel de última geração foi exatamente o que moveu a Microsoft no apoio embrionário à Associação Salvador para que este projeto se concretizasse.”
Fontes:

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s