Praia + Acessível 2015



O Instituto Nacional de Reabilitação decidiu atribuir o galardão de “Praia + Acessível” de 2015 à Praia de Vilamoura, no Concelho de Loulé e à Praia Fluvial da Fraga da Pegada, no Concelho de Macedo de Cavaleiros.
Passadiço em madeira- Praia de Vilamoura foto:www.marinadevilamoura.com
Este Prémio distingue as Praias que compõem a lista do projeto “Praia Acessível, Praia Para Todos”  e que mais se destacaram na implementação e na melhoria de boas práticas no acesso de pessoas com deficiência a estes espaços balneares.
A vencedora, a praia de Vilamoura” é das mais acessíveis entre as acessíveis, principalmente por ser muito completa e cómoda ao utente do ponto de vista dos serviços que disponibiliza e por gozar da proximidade de uma oferta turística de excelência na zona envolvente. Estacionamento para deficientes com intercomunicador com a receção de praia, acesso aos passadiços em madeira próximo da entrada principal da praia, rampa de ligação ao areal, balneários (com WC e chuveiro para deficientes), posto médico, bar/restaurante e receção de praia com acesso de nível, rampas de acesso que confinam com uma passadeira facilmente acessível até às próprias palhotas/colmos (gratuitas para a pessoa com deficiência e um acompanhante), passadeira tipo Mobi-Mat que se estende praticamente até à água, assim como o serviço de banhos assistidos, que é realizado com o auxílio de dois nadadores salvadores a tempo inteiro e de um tiralô são alguns dos  serviços de acessibilidade de que dispõe” esta zona balnear.
 

Praia Fluvial Fraga da Pegada foto:www.visitportugal.com

A segunda classificada, a Praia Fluvial da Fraga da Pegada tem como factores de destaque em relação às de mais o facto de ser envolvida por um cenário natural fascinante da Albufeira do Azibo. É a que mais bandeiras azuis tem em toda  Europa. “Toda a zona da praia disponibiliza estacionamento próprio, posto de socorro adaptado, banhos acompanhados, painéis informativos específicos, inclusive em braille para pessoas com deficiência visual.”
Coordenadas GPS:
Praia de Vilamoura
N 37º 4′ 17.75”,
W -8º 6′ 59.14”
Praia Fluvial Fraga da Pegada
N 41º 34′ 53”
– W 06º 53′ 58”
Fontes:
Videos relacionados

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s