Parque Florestal das Queimadas com percurso acessível

English Version

 

Localizado no concelho de Santana a 15 minutos de carro da cidade do Funchal, na zona Oeste da  ilha da Madeira,.a cerca de 900 metros de altitude, está o Parque Florestal das Queimadas. Com 30 percursos pedonais. Destes 30 percursos existe um destinado a pessoas com problemas  de visão e incapacidades motoras.

Queimadas
Casa-abrigo do parque, no meio da vegetação- Créditos : Bestguide

Neste Parque podem ser encontradas espécies de plantas que são exclusivas da Madeira. A vegetação exuberante, característica da floresta Laurissilva (Floresta típica Madeirense) é uma presença constante.  O Parque das Queimadas também alberga espécies de outras paragens como carvalhos e abetos,  alguns com mais de 100 anos.

No centro do parque, onde começam e acabam todos os percursos,  deparamo-nos com uma casa que nos faz lembrar um qualquer conto de Hensel e Gretel. Esta casa é o ex-líbris do parque.É construída com madeiras nobres, da própria ilha, e colmo. Só é aberta ao público em ocasiões especiais  ou com uma autorização especial.

Existem 30 percursos, no parque, com vários graus de dificuldade. Os percursos com menor grau de dificuldade são os “Adenos” e dos “Vinháticos” que têm cerca de 1km . Os percursos com maior grau de dificuldade são os do  “Caldeirão Verde”  e do “Caldeirão do Inferno”.


Pico das Pedras, o percurso acessível.

 

A direção do Parque também pensou nas pessoas com mobilidade condicionada que queiram visitá-lo. Foi criado um percurso acessível a pessoas com problemas visuais e com mobilidade condicionada. É o único percurso acessível na ilha da Madeira. O Pico das Pedras, como é chamado, é plano sem grande relevos. Existem vários varandins ao longo de percurso. Também é possível requisitar um guia. Todos juntos, os percursos, compreendem mais de 100 km de distância.

 

A área ocupada pelo Parque está entre os 10 e 15 ha, não se sabendo muito bem onde começa e onde acaba.

Todos os dias ali chegam dezenas de visitantes. Após percorrerem alguns percursos e os comparam-nos entre si. Mas todos chegam à mesma conclusão: este parque tem vistas deslumbrantes.

Fonte /Source:

Revista Madeira Essential Magazine nº/nr 31  April/May 2012

Localização GPS

32°46’59.68″N

16°54’23.83″W

Morada:

Santana
9230 SANTANA

Madeira

Portugal

 

Insira um título

Advertisements

One thought on “Parque Florestal das Queimadas com percurso acessível

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s