Museu Nacional do Azulejo é mesmo para todos

 

Versão Portuguesa

 

Começou por ser um convento de Clarissas, no século XVI. No século XIX torna-se num armazém de azulejos.  Nos anos 50 do século passado tornou-se no Museu nacional do Azulejo. É Acessível Todos

O Museu Nacional do Azulejo localiza-se no Convento da Madredeus, em Xabregas,  Lisboa. À época da sua construção estava localizado nos arrabaldes de Lisboa. Mandado construir em 1509 pela Rainha D. Leonor   foi entregue à ordem de Santa Clara. Desde essa altura até ao século XIX, o Convento sofreu várias requalificações. Sobreviveu ao terramoto de 1755.

 

O Convento, só por si um Monumento.

Só por si, o edifício onde está instalado o Museu é digno de visita. Nele podemos encontrar uma capela , anterior ao Terramoto, “forrada a ouro” , toda ela decorada com a famosa talha dourada tão comum no barroco português. É também possível observar um Presépio Monumental que retrata a vida do povo, os trabalhos do campo e a vida quotidiana.

Painéis e Padrões de Azulejos

O Azulejo  é uma invenção  trazida pelos árabes quando habitavam toda a Península Ibérica.  Segundo os especialistas a azulejaria portuguesa demarcou-se da Espanhola  e dos Países Baixos por três características : o diálogo com o espaço onde se insere e com as outras artes decorativas, como é o caso do painel trazido da Igreja de S. André destruída pelo terramoto de 1755.

Outro aspeto diferenciador da azulejaria portuguesa é o gosto pelos têxteis . É possível encontrar no Museu vários tipos de padrões. Por último a joalharia é também ela um fator diferenciador da azulejaria em Portugal. É possível a observação de pinturas em azulejo que retratam jóias.

Acessibilidades

O Museu Nacional do Azulejo é considerado um museu realmente para Todos. Existem atividades para miúdos e graúdos, famílias e Séniores. Nos últimos anos o Museu investiu, fortemente nas acessibilidades para pessoas com necessidades especiais. Com a ajuda de Mecenas, consultores e pessoas com deficiência  foi possível tornar este espaço acessível a todos.  Foram construídas rampas de acesso para pessoas com deficiência motora, adquiridos áudio-guias com  para pessoas com baixa visão ou cegas, foram também construídas diversas maquetas para que as pessoas possam tatear e brochuras em Braille.  Para pessoas surdas foram adquiridos guias em Língua Gestual Portuguesa e Sistema de Signos internacional para visitantes estrangeiros.

 LocalizaçãoGPS:

N 38.724161

W -9.113944

 

Morada

Museu Nacional do Azulejo

Rua da Madre de Deus, nº 4

1900-312 Lisboa

Contactos

Telf: (+351) 218 100 340  |

Fax: (+351) 218 100 369

e-mail: geral@mnazulejo.dgpc.pt

 


Fonte

http://www.museudoazulejo.pt

Videos Relacionados

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s