Versão Portuguesa
Começou por ser um convento de Clarissas, no século XVI. No século XIX torna-se num armazém de azulejos. Nos anos 50 do século passado tornou-se no Museu nacional do Azulejo. É Acessível Todos
O Museu Nacional do Azulejo localiza-se no Convento da Madredeus, em Xabregas, Lisboa. À época da sua construção estava localizado nos arrabaldes de Lisboa. Mandado construir em 1509 pela Rainha D. Leonor foi entregue à ordem de Santa Clara. Desde essa altura até ao século XIX, o Convento sofreu várias requalificações. Sobreviveu ao terramoto de 1755.
O Convento, só por si um Monumento.
Só por si, o edifício onde está instalado o Museu é digno de visita. Nele podemos encontrar uma capela , anterior ao Terramoto, “forrada a ouro” , toda ela decorada com a famosa talha dourada tão comum no barroco português. É também possível observar um Presépio Monumental que retrata a vida do povo, os trabalhos do campo e a vida quotidiana.
Painéis e Padrões de Azulejos
O Azulejo é uma invenção trazida pelos árabes quando habitavam toda a Península Ibérica. Segundo os especialistas a azulejaria portuguesa demarcou-se da Espanhola e dos Países Baixos por três características : o diálogo com o espaço onde se insere e com as outras artes decorativas, como é o caso do painel trazido da Igreja de S. André destruída pelo terramoto de 1755.
Outro aspeto diferenciador da azulejaria portuguesa é o gosto pelos têxteis . É possível encontrar no Museu vários tipos de padrões. Por último a joalharia é também ela um fator diferenciador da azulejaria em Portugal. É possível a observação de pinturas em azulejo que retratam jóias.
Acessibilidades
O Museu Nacional do Azulejo é considerado um museu realmente para Todos. Existem atividades para miúdos e graúdos, famílias e Séniores. Nos últimos anos o Museu investiu, fortemente nas acessibilidades para pessoas com necessidades especiais. Com a ajuda de Mecenas, consultores e pessoas com deficiência foi possível tornar este espaço acessível a todos. Foram construídas rampas de acesso para pessoas com deficiência motora, adquiridos áudio-guias com para pessoas com baixa visão ou cegas, foram também construídas diversas maquetas para que as pessoas possam tatear e brochuras em Braille. Para pessoas surdas foram adquiridos guias em Língua Gestual Portuguesa e Sistema de Signos internacional para visitantes estrangeiros.
LocalizaçãoGPS:
N 38.724161
W -9.113944
Morada
Museu Nacional do Azulejo
Rua da Madre de Deus, nº 4
1900-312 Lisboa
Contactos
Telf: (+351) 218 100 340 |
Fax: (+351) 218 100 369
e-mail: geral@mnazulejo.dgpc.pt
Fonte
Videos Relacionados