Dia Mundial do Braille

Hoje, 4 de Janeiro, comemora-se  a invenção da escrita para cegos, e o nascimento do seu inventor Louis Braille, também ele cego. A sua cegueira não era congénita. Ainda muito novo o pequeno Louis feriu-se num dos olhos ficando imediatamente cego desse olho. Passado algum tempo a infecção provocada pelos ferimentos do primeiro olho passa para o segundo deixando Louis Braille completamente cego.

Por volta dos 10 anos de idade entra para o Instituto Real de Cegos de Paris. Mais tarde, em 1827 torna-se professor e desenvolve um sistema anterior ao seu e é então que nasce a escrita em Braille- “ processo de leitura e escrita por meio de pontos em relevo” .

Foi um grande avanço para o ensino dos cegos. Adaptável a todas as línguas e todas as espécies de grafias, o Sistema Braille trouxe mais conhecimento aos cegos que dele usufruem.

No caso do Turismo Acessível foi um contributo enorme na divulgação dos Destinos, da sua Cultura, das suas gentes e para tornar mais acessíveis todos os produtos e serviços destinados, quando os há, a pessoas com este tipo de incapacidade.

Fontes:

http://www.lerparaver.com/braille_invencao.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s