English Version
No próximo dia 21 de Abril, às 11:00 irá decorrer no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa uma visita guiada com Audiodescrição em Língua Portuguesa à exposição “A espantosa variedade do Mundo”. Este evento decorrer de 18 de Fevereiro a 3 de Junho
Sinopse
“A espantosa variedade do Mundo propõe uma reflexão científica, sobre o insólito – associado ao desconhecido, à diferença e à raridade -, sobre seres extraordinários de hoje e de outros tempos, através de objetos, desenhos fantasiosos ou representações a partir do real. O mundo, natural e social, é fonte permanente de espanto, seja pela regularidade da sua ordem, seja pela surpresa da diferença.
O espanto e a raridade, assim como o desconhecido, convocam a imaginação e alargam o mundo para além do real.
Enquanto figura de alteridade, a figura que reflete o outro, aquele que desconhecemos e que imaginamos, o “monstro” surge com particular destaque na literatura de viagens. São “monstros” as Sereias d’A Odisseia de Homero, mas são-no também os povos de estranhos costumes nas terras longínquas visitadas, a Oriente, por Marco Polo, e é o Mostrengo quem guarda o mar a navegar. A orla do mundo, a orla marítima, a margem que separa a terra firme do desconhecido, é habitada por criaturas extraordinárias.
Se o desconhecido convoca monstros e seres maravilhosos, o conhecimento e a ciência, olham-os com curiosidade e questionamento. A diferença surge de uma anomalia ou de uma riqueza multifacetada? A partir do séc XIX os prodígios de outrora desmistificam-se dando espaço a outros, sejam eles manipulados em laboratório, sejam aqueles que continuam a habitar as margens do desconhecido, as margens da técnica e do engenho humano.”
O Padrão dos Descobrimentos
Localizado na frente ribeirinha do lado Ocidental da cidade de Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos é uma obra do escultor Cottineli Telmo (1897 – 1948) do escultor Leopoldo de Almeida (1898 – 1975).
Inicialmente o edifício foi construído para a Exposição do Mundo Português , em 1940. No início da década de 60 do século passado o edifício é intervencionado em toda a sua estrutura dotando o Padrão de um miradouro, de um auditório e salas de exposições.
Nesta zona da cidade pode visitar o Museu de Marinha, o Centro Cultural de Belém, o novo Museu dos Coches e o Museu da Presidência da República e a Torre de Belém. Este último monumento não é acessível a pessoas em cadeira de rodas.
O Padrão dos Descobrimentos simboliza toda a epopeia dos portugueses no Mar e do Infante D. Henrique,o seu principal dinamizador e figura central desta obra.
Bilheteira
As visitas guiadas estão sujeitas a marcação prévia.
O preço dos bilhetes varia entre os €4/€2
CONTACTOS
Morada
Av. Brasília 1400-038 Lisboa
Coordenadas GPS
Latitude: 38.693838
Longitude: -9.212788
Telefone
+351 213 031 950
Email info@padraodosdescobrimentos.pt
http://www.padraodosdescobrimentos.pt
COMO CHEGAR
Comboio
Estação de Belém
Eléctrico
Carreira 15
Autocarro
728 – 714 – 727 – 729 – 751
Passagem subterrânea
Junto ao Centro Cultural de Belém
Passagens aéreas
Junto à estação de Belém e à Torre de Belém
Videos Relacionados