Sentir o Palácio de Monserrate sem Barreiras


English Version

O Palácio de Monserrate, em Sintra irá organizar um dia dedicado à acessibilidade. Durante o dia 23 de Dezembro irão decorrer ao longo do dia visitas guiadas especialmente orientadas a cegos, surdos e pessoas em cadeira de rodas.


Esta iniciativa enquadra-se no projeto “Parques de Sintra acolhem melhor” que tem como objetivo melhorar as condições de acessibilidade aos Parque e Palácios garantido o acesso universal ao Património natural e construído. “Parques de Sintra acolhem melhor” tem como parceiros o Turismo de Portugal, IP (financiou 25% do programa) a ACAPO ( Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal) APS (Associação Portuguesa de Surdos) e Associação Salvador que participam como consultores.

De manhã os visitantes cegos poderão cheirar, ouvir tatear os  sons, espécies botânicas  e materiais das fachadas da palácio.   Também da parte da manhã será possível explorar o parque do palácio de Monserrate através de cadeira de rodas através de um equipamento  ajuda na tracção de cadeiras de roda manuais. À tarde os visitantes surdos também poderão visitar o palácio com um interprete de Língua Gestual Portuguesa (LPG).

Todas estas actividades contam com o apoio das associações parceiras. Recomenada-se o uso de calçado e roupa adequada às condições meteriológicas. A visita poderá ser cancelada, caso as condições meteorológicas sejam adversas, ou adaptada apenas ao interior do Palácio de Monserrate.

Sentir o Património (Visitantes Cegos e baixa visão e pessoas interessadas)

Local e Hora: Palácio de Monserrate, 23 de Dezembro das 10:00 às 11:30


Património em Gestos ( visitantes surdos e a todos os interessados)

Local e Hora: Palácio de Monserrate, 23 de Dezembro das 14:30 às 16:00


Jardins de Monserrate sem Barreiras

Local e Hora: Palácio de Monserrate, 23 de Dezembro das as 10:30 às 12:00

Tarifário pessoa com deficiência: 9€ (bilhete de entrada 4€ + suplemento de visita guiada 5€)

Tarifário regular: 13€ (bilhete de entrada 8€ + suplemento de visita guiada 5€)

Requer inscrição prévia: info@parquesdesintra.pt; +351 21 923 73 00

 

Mais informações:

info@parquesdesintra.pt ;

21 923 73 00 (dias úteis das 09h30 às 18h30)



http://www.parquesdesintra.pt

Palácio de Monserrate:

Endereço: Rua Visconde. de Monserrate, 2710-405 Sintra


Coordenadas GPS:

N 38° 47′ 37.7082″,

W 9° 25′ 12.8172″

Videos Relacionados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Feeling Monserrate Palace without barriers

Versão Portuguesa

 

The Monserrate Palace in Sintra will organize a day dedicated to accessibility. During the December 23th  Novemberwill be guided throughout the day guided especially for the blind, the deaf and people in wheelchair.

 

This initiative is part of the “Parques de Sintra Accommodate Better” project, which aims to improve accessibility to the Park and Palaces, guaranteeing universal access to the natural and built heritage. “Sintra parks welcome better” has as partners the Tourism of Portugal, IP (financed 25% of the program) ACAPO (Association of Blind and Amblyopic of Portugal) APS (Portuguese Association of Deaf) and Association Salvador who participate as consultants.

 

In the morning the blind visitors will be able to smell, hear the sounds, botanical species and materials of the facades of the palace. Also in the morning it will be possible to explore the park of the palace of Monserrate by means of wheelchair through an aid equipment in the traction of manual wheelchairs. In the afternoon, deaf visitors will also be able to visit the palace with a Portuguese Sign Language interpreter (LPG).

 

All these activities are supported by the partner associations. The use of footwear and clothing appropriate to the meteorological conditions is recommenced. The visit may be canceled, if the weather is adverse, or adapted only to the interior of the Palace of Monserrate.

 

Feeling the Heritage (Blind Visitors and Low Vision and Interested People)

 

Place and Time: Monserrate Palace, December 23th from 10:00 a.m. to 11:30 p.m.

 

Heritage in Gestures (deaf visitors and all interested parties)

 

Place and Time: Monserrate Palace, December 23th from 2:30 p.m. to 4 p.m.

 

Monserrate Gardens without Barriers

 

Place and Time: Monserrate Palace, December 23th at 10:30 a.m. to 12:00 p.m.

 

Tariff person with handicap: € 9 (entrance ticket € 4 + supplement of guided tour € 5)

 

Regular rate: € 13 (entrance ticket 8 € + supplement of guided tour € 5)

 

Requires prior registration: info@parquesdesintra.pt; +351 21 923 73 00

 

More information:

info@parquesdesintra.pt;

21 923 73 00 (working days from 09:30 am to 6:30 pm)

 

http://www.parquesdesintra.pt

 

Monserrate Palace:

 

Address: Rua Visconde de Monserrate, 2710-405 Sintra

 

GPS coordinates:

N 38 ° 47 ‘37.7082 “,

W 9 ° 25 ‘12.8172 “

 

Related Videos

 

 

Museu Nacional do Azulejo é mesmo para todos

 

Versão Portuguesa

 

Começou por ser um convento de Clarissas, no século XVI. No século XIX torna-se num armazém de azulejos.  Nos anos 50 do século passado tornou-se no Museu nacional do Azulejo. É Acessível Todos

O Museu Nacional do Azulejo localiza-se no Convento da Madredeus, em Xabregas,  Lisboa. À época da sua construção estava localizado nos arrabaldes de Lisboa. Mandado construir em 1509 pela Rainha D. Leonor   foi entregue à ordem de Santa Clara. Desde essa altura até ao século XIX, o Convento sofreu várias requalificações. Sobreviveu ao terramoto de 1755.

 

O Convento, só por si um Monumento.

Só por si, o edifício onde está instalado o Museu é digno de visita. Nele podemos encontrar uma capela , anterior ao Terramoto, “forrada a ouro” , toda ela decorada com a famosa talha dourada tão comum no barroco português. É também possível observar um Presépio Monumental que retrata a vida do povo, os trabalhos do campo e a vida quotidiana.

Painéis e Padrões de Azulejos

O Azulejo  é uma invenção  trazida pelos árabes quando habitavam toda a Península Ibérica.  Segundo os especialistas a azulejaria portuguesa demarcou-se da Espanhola  e dos Países Baixos por três características : o diálogo com o espaço onde se insere e com as outras artes decorativas, como é o caso do painel trazido da Igreja de S. André destruída pelo terramoto de 1755.

Outro aspeto diferenciador da azulejaria portuguesa é o gosto pelos têxteis . É possível encontrar no Museu vários tipos de padrões. Por último a joalharia é também ela um fator diferenciador da azulejaria em Portugal. É possível a observação de pinturas em azulejo que retratam jóias.

Acessibilidades

O Museu Nacional do Azulejo é considerado um museu realmente para Todos. Existem atividades para miúdos e graúdos, famílias e Séniores. Nos últimos anos o Museu investiu, fortemente nas acessibilidades para pessoas com necessidades especiais. Com a ajuda de Mecenas, consultores e pessoas com deficiência  foi possível tornar este espaço acessível a todos.  Foram construídas rampas de acesso para pessoas com deficiência motora, adquiridos áudio-guias com  para pessoas com baixa visão ou cegas, foram também construídas diversas maquetas para que as pessoas possam tatear e brochuras em Braille.  Para pessoas surdas foram adquiridos guias em Língua Gestual Portuguesa e Sistema de Signos internacional para visitantes estrangeiros.

 LocalizaçãoGPS:

N 38.724161

W -9.113944

 

Morada

Museu Nacional do Azulejo

Rua da Madre de Deus, nº 4

1900-312 Lisboa

Contactos

Telf: (+351) 218 100 340  |

Fax: (+351) 218 100 369

e-mail: geral@mnazulejo.dgpc.pt

 


Fonte

http://www.museudoazulejo.pt

Videos Relacionados

 

National Tile Museum is really for All

Versão Portuguesa

 

It began as a convent of Poor Clares in the sixteenth century. In the  XIX century becomes a tiles warehouse . In the 50’s of the last century it became the National Tile Museum. It’s accessible to ALL

The National Tile Museum is located at the Madredeus  Convent in Xabregas, Lisbon. At the time of its construction it was located on the outskirts of Lisbon. Erected in 1509 by Queen Leonor was delivered to the order of Santa Clara. Since then until the nineteenth century, the Convent has undergone several requalification. Survived the 1755 earthquake.


The Convent, itself a monument.

In itself, the building where it is installed the Museum is worth a visit. In it we find a chapel, before the earthquake, “lined with gold”, all of it decorated with the famous gilded so common in the Portuguese Baroque. It is also possible to observe a Monumental Nativity Scene depicting the life of the people, work in the fields and everyday life.

Tiles and panels Standards

The tile is an invention brought by the Arabs when they inhabited the Iberian Peninsula. According to experts the Portuguese tiles is demarcated from the Spanish and the Netherlands by three characteristics: the dialogue with the space in which it operates and other decorative arts, such as the panel brought the Church of Santo André destroyed by the earthquake 1755.

Another distinctive aspect of the Portuguese tiles is the taste for textiles. It can find the Museum various kinds of patterns. Finally the jewelery it is also a differentiating factor for tiles in Portugal. Observing paintings on tile depicting jewelry is possible.

Accessibility

The tiles of the National Museum is considered a museum really for All. There are activities for young and old, families and seniors. In recent years the museum has invested heavily on the accessibility for people with special needs. With the help of Maecenas, consultants and people with disabilities was possible to make this space accessible to everyone. Were built access ramps for people with physical disabilities, acquired audio-guides for people with low vision or blind, they have also built several models so that people can fumble and brochures in Braille. For deaf people were purchased tabs on Portuguese Sign Language and International Signs System for foreign visitors.

Localization:

GPS:

N 38.724161

W -9.113944

Museu Nacional do Azulejo

Rua da Madre de Deus, nº 4

1900-312 Lisboa

Contacts:

Telf: (+351) 218 100 340  |

Fax: (+351) 218 100 369

e-mail: geral@mnazulejo.dgpc.pt

See also :

Source:

www.museudoazulejo.pt

Related Videos

 

Lisbon’s Maritime Museum For All

Versão Portuguesa

 

Located in Belém, Lisbon in an surrounding are closely linked to the Portuguese Discoveries, the Maritime Museum tells the history of the relationship between Portugal and the Sea. Founded 150 years ago, this museum was a pioneer in accessibility for people with reduced mobility.

It all started in 1863 when  D.Luís I, the only Portuguese monarch to command a ship, an Oceanography enthusiast , decided to legislate the creation of a collection of testimonies related to maritime activity in Portugal . this collection assembled pieces of sixteenth and seventeenth centuries .

In 1934 , the works were beginning construction the building , where is now the Museum , at the Jerónimos Monastery . In 1948 Henrique Maufroy  de Seixas donates in  testament to his most valuable private collection , becoming the Maritime Museum great benefactor.

With the creation of all the legal tools in 1959 has begun the installation of the museum as we know it today , in the west and north wing of the Jerónimos Monastery .

The Collection

The vast collection of the Museum of Marine embraces the whole history of navigation in Portugal . You can view navigation instruments , figureheads of some ships of the Portuguese Navy , models of important Portuguese ships , as the Tall ship Sagres or types of vessels fishing inshore and distant river . You can also view the Royal cabins of the last portuguese kings , who belonged to the Royal Yacht ” Amelia” . A pavilion highlighted Museum is also possible to see ships -sized , is the call of sandeels room where we can find ships river traffic and fishing . It is also in this pavilion we find three seaplanes , among which stands out the ” Santa Cruz III ” , which completed the first sea crossing of the South Atlantic in 1922 , made ​​by Gago Coutinho and Sacadura Cabral

Accessibility

Being the primary mission of the Maritime Museum, the disclosure of its collection , was  attention to visitors with special needs . So were eliminated any type of barriers that could prevent the passage of people with mobility problems . For people who are blind or have low vision have at their disposal a ” Touch Route ” along the permanent exhibition , where visitors can grope 44 pieces in six thematic areas . The course is supported by subtitles in Braille and two black and catalogs in Braille for the visually handicapped .

Entry into the permanent exhibition is free for people with disabilities .

Source :

Maritime Museum

Contacts

Contacts
Tel.: 213620019
Fax: 213631987
E-mail : geral.museu@marinha.pt

Praça do Império, 1400-206 Lisboa

GPS location

38°41’49.20″N

9°12’29.03″W

 

Related Videos

 

Museu de Marinha de Lisboa para Todos

English Version

Localizado, em Belém, Lisboa, numa área envolvente estreitamente com Os Descobrimentos Portugueses, o Museu de Marinha conta-nos a história da relação de Portugal com o Mar. Fundado há 150 anos, este Museu foi pioneiro na acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

Tudo começou em 1863, quando D.Luís I, o único monarca português a comandar um navio e grande entusiasta da oceanografia, decidiu legislar sobre a constituição de uma colecção de testemunhos ligados à actividade marítima em Portugal. esta  colecção reunia peças dos séculos XVI e XVII.

Em 1934, tiveram inicio as obras de construção o edifício, onde se localiza actualmente o Museu, no Mosteiro dos Jerónimos. Em 1948 Henrique Maufroy de Seixas doa em testamento a sua valiosíssima colecção particular, tornando-se o grande benemérito do Museu de Marinha.

Com a criação de todas as ferramentas legais, em 1959, deu-se início à instalação do museu, tal como o conhecemos hoje, nas alas poente e norte do Mosteiro dos Jerónimos.

A Colecção

O vasto acervo do Museu de Marinha abarca toda a história da navegação em Portugal. É possível ver instrumentos de navegação, figuras de proa de alguns Navios da Marinha Portuguesa, maquetas de importantes navios portugueses, como o Navio escola Sagres ou tipos de embarcações de pesca costeira, longínqua e fluvial. É também possível ver as Camarinhas reais, dos últimos monarcas portugueses, que pertenceram ao Iate Real “Amélia”. Num pavilhão destacado do Museu é também possível ver navios em tamanho real, é a chamada sala das galeotas onde podemos encontrar navios de tráfego fluvial e de pesca. É também neste pavilhão que vamos encontrar três hidroaviões, de entre os quais se destaca o “Santa Cruz III” , que completou a primeira travessia marítima do Atlântico Sul em 1922, feita por Gago Coutinho e Sacadura Cabral

As acessibilidades.

Sendo a principal missão do Museu de Marinha, a divulgação do seu acervo, houve una atenção especial com os visitantes com necessidades especiais. Assim foram eliminadas quaisquer tipo de barreiras que pudessem impedir a passagem de pessoas com problemas de locomoção. Para pessoas cegas ou com baixa visão têm à sua disposição um “ Percurso Táctil” ao longo da exposição permanente, onde os visitantes podem tactear 44 peças nas 6 áreas temáticas. O percurso é suportado por legendas em Braille e por dois catálogos em Braille e a negro para amblíopes.

A entrada na Exposição permanente é gratuita para pessoas com deficiência.

Fonte:

Museu de Marinha

Contactos

Ten Gonçalves Neves
Tel.: 213620019
Fax: 213631987
E-mail : geral.museu@marinha.pt

Praça do Império, 1400-206 Lisboa


Localização GPS

 38°41’49.20″N

9°12’29.03″W

Vídeos relacionados

 

 

Accessible Visits in Monserrate

Versão Portuguesa

 

The Monserrate Palace in Sintra will organize a day dedicated to accessibility. During the day  November  25th will be guided throughout the day guided especially for the blind, the deaf and people in wheelchair.
This initiative is part of the “Parques de Sintra Accommodate Better” project, which aims to improve accessibility to the Park and Palaces, guaranteeing universal access to the natural and built heritage. “Sintra parks welcome better” has as partners the Tourism of Portugal, IP (financed 25% of the program) ACAPO (Association of Blind and Amblyopic of Portugal) APS (Portuguese Association of Deaf) and Association Salvador who participate as consultants.

In the morning the blind visitors will be able to smell, hear the sounds, botanical species and materials of the facades of the palace. Also in the morning it will be possible to explore the park of the palace of Monserrate by means of wheelchair through an aid equipment in the traction of manual wheelchairs. In the afternoon, deaf visitors will also be able to visit the palace with a Portuguese Sign Language interpreter (LPG).

All these activities are supported by the partner associations. The use of footwear and clothing appropriate to the meteorological conditions is recommenced. The visit may be canceled, if the weather is adverse, or adapted only to the interior of the Palace of Monserrate.

Feeling the Heritage (Blind Visitors and Low Vision and Interested People)

Place and Time: Monserrate Palace, November 25th from 10:00 a.m. to 11:30 p.m.

 

Heritage in Gestures (deaf visitors and all interested parties)

 

Place and Time: Monserrate Palace, November 25th from 2:30 p.m. to 4 p.m.

 

Monserrate Gardens without Barriers

 

Place and Time: Monserrate Palace, November 25th at 10:30 a.m. to 12:00 p.m.

 

Tariff person with handicap: € 9 (entrance ticket € 4 + supplement of guided tour € 5)

 

Regular rate: € 13 (entrance ticket 8 € + supplement of guided tour € 5)

 

Requires prior registration: info@parquesdesintra.pt; +351 21 923 73 00

 

More information:

info@parquesdesintra.pt;

21 923 73 00 (working days from 09:30 am to 6:30 pm)

 

http://www.parquesdesintra.pt

 

Palace of Monserrate:

 

Address: Rua Visconde de Monserrate, 2710-405 Sintra

 

GPS coordinates:

N 38 ° 47 ‘37.7082 “,

W 9 ° 25 ‘12.8172 “

 

Related Videos:

 

 

Visitas acessíveis em Monserrate


English Version

O Palácio de Monserrate, em Sintra irá organizar um dia dedicado à acessibilidade. Durante o dia 25 de Novembro irão decorrer ao longo do dia visitas guiadas especialmente orientadas a cegos, surdos e pessoas em cadeira de rodas.


Esta iniciativa enquadra-se no projeto “Parques de Sintra acolhem melhor” que tem como objetivo melhorar as condições de acessibilidade aos Parque e Palácios garantido o acesso universal ao Património natural e construído. “Parques de Sintra acolhem melhor” tem como parceiros o Turismo de Portugal, IP (financiou 25% do programa) a ACAPO ( Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal) APS (Associação Portuguesa de Surdos) e Associação Salvador que participam como consultores.

De manhã os visitantes cegos poderão cheirar, ouvir tatear os  sons, espécies botânicas  e materiais das fachadas da palácio.   Também da parte da manhã será possível explorar o parque do palácio de Monserrate através de cadeira de rodas através de um equipamento  ajuda na tracção de cadeiras de roda manuais. À tarde os visitantes surdos também poderão visitar o palácio com um interprete de Língua Gestual Portuguesa (LPG).

Todas estas actividades contam com o apoio das associações parceiras. Recomenada-se o uso de calçado e roupa adequada às condições meteriológicas. A visita poderá ser cancelada, caso as condições meteorológicas sejam adversas, ou adaptada apenas ao interior do Palácio de Monserrate.

Sentir o Património (Visitantes Cegos e baixa visão e pessoas interessadas)

Local e Hora: Palácio de Monserrate, 25 de Novembro das 10:00 às 11:30


Património em Gestos ( visitantes surdos e a todos os interessados)

Local e Hora: Palácio de Monserrate, 25 de Novembro das 14:30 às 16:00


Jardins de Monserrate sem Barreiras

Local e Hora: Palácio de Monserrate, 25 de Novembro as 10:30 às 12:00

Tarifário pessoa com deficiência: 9€ (bilhete de entrada 4€ + suplemento de visita guiada 5€)

Tarifário regular: 13€ (bilhete de entrada 8€ + suplemento de visita guiada 5€)

Requer inscrição prévia: info@parquesdesintra.pt; +351 21 923 73 00

Mais informações
info@parquesdesintra.pt ;

21 923 73 00 (dias úteis das 09h30 às 18h30)

http://www.parquesdesintra.pt

Palácio de Monserrate:

Endereço: Rua Visconde. de Monserrate, 2710-405 Sintra


Coordenadas GPS:

N 38° 47′ 37.7082″,

W 9° 25′ 12.8172″

Videos relacionados



 

 

Palace of Bragança Dukes more Accessible

Versão Portuguesa

The Palace of the Dukes of Bragança, located at Monte Latito in Guimarães adapted its facilities to receive with impaired physical and intellectual visitors.

Ordered to built in the fifteenth century by D. Afonso (illegitimate son of King John I and D. Inês Pires Esteves) 1st Duke of Bragança. It is a large palace and features fortified house.

Having only been inhabited soon after its construction, in the following centuries, this secular property has been abandoned. In the twentieth century was recovered and refurbished with parts dating from the seventeenth and eighteenth centuries, such as tapestries, Indo-Portuguese and Spanish-Arabic furniture, porcelains India Company and Portuguese ceramics.

For António Ponte, director, ” to make the monument more accessible and inclusive is the biggest challenge”. Last year the project was presented to improve the accessibility contemplating people with physical, visual and mental impairments. The fact that Guimarães is the European Capital of Culture in 2012 and applying for EU funds favored the financial implementation of the project.

The improvements were implemented in the installation of an elevator that ensures the connection of the ground floor to the first floor, the first floor were placed ramps and walkways. People with visual impairments have at their disposal a Braille script and a selection of pieces to play and learn.

For people with mental difficulties were created several activities planned and targeted to their specific.

How to visit  – This information is only avalaiblein portugues

Adress

Rua Conde D. Henrique,
4810-412 Guimarães

 GPS coordinates

41º26’47” N;

08º17’28” w

Contactos

Telefone: 351 253 412 273

GPS Localization

41º26’47” N  08º17’28” w

 Sources:


Turismo Adaptado

Paço do Duques de Bragança

Related Videos

Paço dos Duques de Bragança mais acessível

English Version

O Paço dos Duques de Bragança, localizado no Monte Latito, em Guimarães adaptou as suas instalações para poder receber visitantes com dificuldades de físicas e intelectuais.

Mandado construir no século XV por D. Afonso (filho ilegítimo de D. João I e D. Inês Pires Esteves) 1º Duque de Bragança. É um palácio de grandes dimensões e com características de casa fortificada.

Tendo sido apenas habitado logo a seguir à sua construção, nos séculos seguintes, este imóvel secular esteve ao abandono. No século XX é recuperado e remobilado com peças datadas dos séculos  XVII e XVIII, como tapeçarias, mobiliário indo-português e hispano-árabe, porcelanas da companhia das Índias e faianças portuguesas.

Para António Ponte, diretor,  “tornar o monumento mais  acessível e inclusivo é o maior desafio. No ano passado foi apresentado o projeto de melhoria das acessibilidades contemplando pessoas com dificuldades motoras, visuais e mentais O facto que Guimarães ser Capital Europeia da Cultura em 2012 e a candidatura a fundos comunitários favoreceram a concretização financeira do projeto.

As melhorias concretizaram-se na instalação de um elevador que garante a ligação do rés-do-chão ao primeiro andar, No primeiro andar foram colocadas rampas e passadiços. As pessoas com dificuldades visuais têm à sua disposição um roteiro em Braille e uma selecção de peças para tocar e apreender.

Para as pessoas com dificuldades mentais foram criadas diversas actividades programadas e direccionadas à suas especificidades

 

 

Morada

Rua Conde D. Henrique,
4810-412 Guimarães

Localização GPS

41º26’47” N;

08º17’28” w

Contactos

Telefone: 351 253 412 273

 

Fontes

Turismo Adaptado

Paço do Duques de Bragança

Videos relacionados